DATA DO DEPÓSITO: 09/07/2019
DATA DA PUBLICAÇÃO: 19/01/2021
DATA DA CONCESSÃO:
CLASSIFICAÇÃO IPC: C04B 18/04
CLASSIFICAÇÃO CPC: C04B 18/04 ;
C04B 18/101 ;
C04B 18/12
TÍTULO: FORMULAÇÃO E FABRICAÇÃO DE AGREGADO LEVE PREPARADO COM RESÍDUO DE SCHEELITA, CINZA DA CASCA DO ARROZ E ARGILA
RESUMO: FORMULAÇÃO E FABRICAÇÃO DE AGREGADO LEVE PREPARADO COM RESÍDUO DE SCHEELITA, CINZA DA CASCA DO ARROZ E ARGILA refere-se a um agregado leve elaborado à base de resíduo da produção de scheelita (RPS), cinza da casca do arroz (CCA) e argila, e seus respectivos métodos de formulação e fabricação. Propriedades específicas, identificadas no material proposto, como densidade, resistência mecânica, microestrutura e absorção de água possibilitam a utilização deste produto em: concretos leves estruturais e não estruturais, argamassas, telhados verdes, paisagismo, isolamento térmico e acústico e aplicações geotécnicas. Do ponto de vista técnico, o agregado proposto possui diversas vantagens, redução de custos e do peso das estruturas, e aumento da capacidade drenante e do desempenho térmico e acústico, são alguns dos exemplos. Sob a óptica da sustentabilidade, a presente invenção proporciona a valorização de resíduos, abundantemente encontrados em todo o mundo, juntamente com a conservação de recursos naturais, como a argila, a areia e a pedra britada.
NOME DO DEPOSOTANTE: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (BR/RN) / INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (BR/RN)
NOME-INVENTOR: MAELSON MENDONÇA DE SOUZA / MARCOS ALYSSANDRO SOARES DOS ANJOS
DATA DA PUBLICAÇÃO: FORMULAÇÃO E FABRICAÇÃO DE AGREGADO LEVE PREPARADO COM RESÍDUO DE SCHEELITA, CINZA DA CASCA DO ARROZ E ARGILA refere-se a um agregado leve elaborado à base de resíduo da produção de scheelita (RPS), cinza da casca do arroz (CCA) e argila, e seus respectivos métodos de formulação e fabricação. Propriedades específicas, identificadas no material proposto, como densidade, resistência mecânica, microestrutura e absorção de água possibilitam a utilização deste produto em: concretos leves estruturais e não estruturais, argamassas, telhados verdes, paisagismo, isolamento térmico e acústico e aplicações geotécnicas. Do ponto de vista técnico, o agregado proposto possui diversas vantagens, redução de custos e do peso das estruturas, e aumento da capacidade drenante e do desempenho térmico e acústico, são alguns dos exemplos. Sob a óptica da sustentabilidade, a presente invenção proporciona a valorização de resíduos, abundantemente encontrados em todo o mundo, juntamente com a conservação de recursos naturais, como a argila, a areia e a pedra britada.