O PORTFÓLIO


O Portfólio Técnico-Científico do IFRN apresenta as principais ações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) relacionadas à política de desenvolvimento científico e tecnológico institucional que compreende a dimensão desenvolvimento científico e inovação tecnológica, que abrange seis áreas estruturantes: Projetos de Pesquisa e Inovação, Grupos de Pesquisa, Parcerias Interinstitucionais, Incubadoras Tecnológicas, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologias e Gestão da Inovação. A versão atual do Portfólio apresenta informações sobre os projetos de pesquisa e inovação e de alguns laboratórios especializados em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O acesso público dessas informações visa melhorar a integração Hélice Tríplice e concentrar a divulgação científica desta Instituição e também trazer benefícios para o setor da pesquisa-científica, evitando pesquisas redundantes que gerariam resultados semelhantes, senão idênticos, divulgar infraestrutura como recursos para prestação de serviços e solidificar pesquisa em cooperação, que resultaria em uma otimização dos recursos em pesquisa.

A PROPI


Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) é responsável pela política de desenvolvimento científico e tecnológico institucional, tendo como objetivos gerais:

  • Promover a pesquisa básica e aplicada entre os estudantes e servidores da Instituição;
  • Estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, de forma a estender seus benefícios à comunidade;
  • Realizar ações para difundir a pesquisa e a inovação como elemento propulsor da educação de qualidade associada ao desenvolvimento socioeconômico.

Para tanto, possui atuação sistêmica em estreita articulação com os respectivos órgãos de pesquisa e inovação dos 21 campi que compõem o IFRN, localizados nas principais cidades-polo do estado.

OS PROJETOS


Os projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos por servidores e estudantes do IFRN emergem, em sua maioria, das atividades dos pesquisadores nos diversos Grupos de Pesquisa e na Pós-Graduação e compreendem todos os níveis de ensino. Trata-se de pesquisa nas várias áreas do conhecimento, com ênfase na aplicação e articulada ao mundo do trabalho e às demandas da sociedade, tendo por base o princípio educativo, a iniciação científica, a formação stricto sensu e a inovação tecnológica. A atividade de pesquisa no IFRN é estimulada por meio de programas de bolsas da própria Instituição ou de parcerias com empresas e órgãos de fomento à pesquisa, através de editais publicados periodicamente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI).

OS LABORATÓRIOS


Os laboratórios poderão receber solicitações de prestação de serviços tecnológicos, por parte de pesquisadores ou núcleos de pesquisa do IFRN, para empresas ou organizações, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que possam resultar em acordos de cooperação e contratos institucionais, ou mesmo aditivos de acordos ou contratos já firmados. Podem ser enquadrados como prestação de serviços tecnológicos: consultorias, assessorias, auditorias, análises, vistorias, perícias, análises laboratoriais entre outras atividades.

Propriedade Intelectual


O Setor de Inovação trata de questões relacionadas à pesquisa aplicada a geração de inovações e a proteção de ativos de propriedade intelectual. O Setor de Empreendedorismo é responsável por disseminar a cultura do empreendedorismo inovador, favorecendo a geração de oportunidades de negócios, a partir da aplicação de pesquisas aplicadas intensivas em conhecimento e transferência de tecnologia para o setor produtivo. A coordenação do NIT é de responsabilidade da Diretoria de Inovação Tecnológica (DITEC).

patentes